O Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da FAMESC tem como principal finalidade a formação de professores de Ciências para o ensino fundamental e de Biologia para o ensino médio, habilitando também à atuação como biólogo. Tendo em vista as diretrizes para a formação do professor, o Curso visa à consolidação do conhecimento nas áreas específicas da biologia moderna em paralelo com a formação pedagógica. Visa à preparação dos alunos, desde o início de sua formação, para o desempenho da docência estimulando a avaliação e transferência dos conhecimentos de forma ordenada e progressiva.
PROFª. DRª. BIANCA MAGNELLI MANGIAVACCHI – Currículo Lattes
Tomando como base os objetivos acima propostos e mediante o cumprimento da matriz curricular visto que à construção de competências e habilidades específicas ao licenciado em Ciências Biológicas, traçou-se o perfil profissional desejado. Para isso, o Egresso do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da FAMESC, atendendo-se as Diretrizes Curriculares Nacionais e as Necessidades Regionais, Deverá ser:
Apto a desenvolver um espírito crítico, ético, generalista, e cidadão com espírito solidário; Possuir Adequada fundamentação teórica, para uma atuação competente, com conhecimento profundo da diversidade dos seres vivos, bem como sua organização e funcionamento nos níveis diferentes, para atentar como relações filogenéticas e Evolutivas, suas respectivas distribuições e relações com o meio em que Vivem e preservação;
Consciente da Necessidade de atuação com qualidade e responsabilidade em prol da conservação e manejo da biodiversidade, políticas de saúde, meio ambiente biotecnologia, bioprospecção, biossegurança, na gestão ambiental, tanto nos aspectos técnico-científicos, quanto na formulação de políticas públicas regionais. Tornar-se agente transformador da realidade presente, na busca de melhoria da qualidade de vida das comunidades;
Comprometido com os resultados de sua atuação, pautando sua conduta profissional por critério morais e éticos, compromisso com a cidadania e rigor científico, bem como referenciais legais;
Consciente de sua responsabilidade social como educador e formador de opiniões, em vários contextos de atuação profissional;
Apto a atuar de maneira multi e interdisciplinarmente, adaptável à dinâmica do mercado de trabalho e mesmo às situações de mudança contínua;
Capacitado para Desenvolver ideias originais e atividades estratégicas, capazes de aumentar e aperfeiçoar sua área de atuação.
As atividades complementares integrantes do currículo, fixadas em 200 horas, leva em conta a realidade do mercado de trabalho regionais e locais, incluindo a pesquisa, a extensão, a monitoria, e a frequência em disciplinas extracurriculares, que exigem amadurecimento epistemológico e metodológico dos Estudantes.
A área de pesquisa cinge-se tanto às atividades orientadas pelos docentes para o fim de Elaboração dos Trabalhos Acadêmicos, quanto às desenvolvidas pelos alunos individualmente ou em grupo sem aquele fim específico. Esta atividade exige capacitação teórica decorrente de disciplinas ministradas durante todo o curso.
A extensão inclui participação em seminários, simpósios, congressos, conferências e outras atividades correlatas, bem como uma participação em serviços, consultoria e elaboração de pareceres técnicos, e ainda em Programas Comunitários desenvolvidos por entidades governamentais ou não.
As atividades compreendem Monitoria e o Exercício de atividades junto a professores de disciplinas que integrem a matriz curricular do curso, e tem como objetivo desenvolver habilidades do aluno para o magistério superior. As disciplinas extracurriculares permitem ainda, por livre escolha do aluno, dentro da diretriz de flexibilização curricular, uma integralização da carga horária do núcleo de atividades complementares.
Como atividades complementares, enfim, deverão buscar, em todas as suas variáveis, uma articulação entre o ensino, a pesquisa e a extensão, permeadas todas elas pelo estudo da ética profissional e sua prática.
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