Ligas Acadêmicas

O setor de cadastro de ligas acadêmicas da Faculdade Metropolitana São Carlos (FAMESC) tem como finalidade organizar, regulamentar e apoiar as ligas acadêmicas formadas por alunos de diferentes cursos

O setor de cadastro de ligas acadêmicas da Faculdade Metropolitana São Carlos (FAMESC) tem como finalidade organizar, regulamentar e apoiar as ligas acadêmicas formadas por alunos de diferentes cursos. Este setor atua como ponto de referência para a criação e manutenção das ligas, facilitando o processo de registro e garantindo que todas as atividades estejam alinhadas com os objetivos institucionais e as normas acadêmicas da FAMESC. Além disso, oferece suporte administrativo e logístico, promovendo a integração entre as ligas e os diversos departamentos da faculdade.

O setor de cadastro de ligas acadêmicas incentiva a formação de grupos de estudo e pesquisa que abordem temas específicos, proporcionando um ambiente colaborativo e interdisciplinar. Essas ligas desempenham um papel crucial no desenvolvimento acadêmico e profissional dos estudantes, permitindo-lhes aprofundar conhecimentos, realizar projetos práticos, organizar eventos científicos e participar de atividades de extensão.

Por meio do setor de cadastro, a FAMESC garante que as ligas acadêmicas tenham acesso a recursos, orientação e oportunidades para parcerias com outras instituições e organizações. Desta forma, contribui para a formação de uma comunidade acadêmica vibrante e dinâmica, comprometida com a excelência educacional, a inovação e o impacto positivo na sociedade.


O QUE É LIGA ACADÊMICA?

É uma associação estudantil com duração indeterminada, sem fins lucrativos e que pode ou não ter registro em cartório civil. Ela é criada e gerida por alunos matriculados em cursos de graduação, sob a supervisão de um docente da FAMESC. Sua missão principal é aprofundar os conhecimentos no assunto da área da liga, atendendo aos três princípios básicos: ensino, pesquisa e extensão.


QUAIS ATIVIDADES DEVEM SER REALIZADAS PELA LIGA?

A liga deve promover atividades sobre o tripé acadêmico: ensino, pesquisa e extensão. Exemplos:

Atividades Ensino: aulas teóricas, discussão de casos clínicos, jornadas, simpósios, palestras, acompanhamento de atividades ambulatoriais ou clínicas, aulas práticas no laboratório, treinamentos em centros especializados.

Atividades de Pesquisa: submissão e publicação de trabalhos científicos, projeto de Iniciação Científica, participação em congressos e outros eventos de cunho científico.

Atividades de Extensão: consultorias à população, campanhas de promoção de saúde em UBS/Hospital/Escola, arrecadação e doação de donativos, confecção e distribuição de panfletos/cartilhas e outras ações voltadas à comunidade.
COMO DEVE SER A ESTRUTURA ADMINISTRATIVA DA LIGA?

A diretoria da Liga Acadêmica precisa ser composta pelo:

Preceptor: orientar a liga na sua organização e execução das suas atividades, bem como auxiliar e incentivar atividades que contemple o tripé acadêmico. Caso, seja preceptor de uma liga com especialidade; deverá possuir residência médica na área ou comprovação por prova de título de especialista;
Presidente: gerir e organizar a Liga, manter-se atento aos prazos de envio das documentações, representar a Liga nas reuniões e se reportar a direção geral para eventuais solicitações.
Vice-presidente: cumprir com todas as atribuições do presidente em sua ausência.
Secretário: controlar as presenças e faltas dos membros, registrar em Ata todas as decisões, alterações e eventos, organizar o drive da Liga e entregar tais relatórios a Direção, no prazo estabelecido.
Subsecretário: auxiliar o secretário em todas as suas atribuições, assim como substituí-lo em sua ausência.
Tesoureiro: realizar o controle das finanças da Liga, organizar os documentos advindos de toda a liga.
Diretor de pesquisa: organizar e execução dos projetos de pesquisa, ensino e extensão, criando ideias para simpósios, artigos e publicações, informar a Liga sobre eventos científicos de interesse.

COMO DEVE SER CONSTRUÍDO O ESTATUTO DE UMA LIGA?

O estatuto da Liga Acadêmica deverá conter, no mínimo:

Denominação, sede da Liga e Objetivos.
Estrutura administrativa.
Forma e periodicidade de admissão/ingresso dos membros.
Direitos e deveres dos membros.
Informações sobre o seu funcionamento.
Atribuições e forma de eleição da diretoria.
Informações sobre o uso de recursos financeiros próprios e de aprovação das respectivas contas.
Condições para a alteração das disposições estatutárias nosso a dissolução da Liga.

CALENDÁRIO GERAL DAS LIGAS ACADÊMICAS

Recadastramento de Ligas Existentes e Abertura de Novas Ligas: fevereiro do ano corrente.
Processo Seletivo para Ligantes: março do ano vigente
Início das atividades das Ligas Acadêmicas: abril do ano vigente
Entrega do Relatório Final: até 30/12 do ano vigente.

Maiores informações

Direção de Pesquisa e Extensão – direcaopex@famesc.edu.br

Quer estudar na FAMESC? Faça sua Inscrição

plugins premium WordPress