Integrantes do projeto de Inclusão Digital da FAMESC participam de exposição fotográfica dentro de um projeto de extensão
‘EM CADA OLHAR UMA HISTÓRIA’. Esse é o nome do projeto que proporciona dignidade e revive histórias, através de uma exposição fotográfica, que mostra marcas da vida que vale a pena ser vivida.
A Exposição Fotográfica, faz parte do projeto de extensão do discente do 8º período de Medicina, Samuel Ribeiro Martins, que tem por objetivo, capturar e compartilhar as histórias e experiências dos alunos do projeto de Inclusão Digital ‘Conectados por um ideal’, da FAMESC, que foram os protagonistas desse momento único.
Tem por finalidade sensibilizar o público para a importância do envelhecimento com dignidade, mostrando que o mesmo é uma fase rica em experiências e sabedoria. Além disso, busca combater preconceitos e estigmas relacionados à idade avançada.
O Projeto ‘Em Cada Olhar Uma História’, conta também com a participação da professora titular da disciplina de Geriatria do curso de Medicina da FAMESC, Drª Jaylla Raeli e da Coordenadora do Núcleo da Cidadania, o qual os idosos estão inseridos, Profª. Ione Galoza.
A ideia segundo Samuel, é registrar essas ‘marcas do tempo’ por meio da fotografia, destacando a importância do envelhecimento, da sabedoria acumulada e da diversidade das trajetórias da vida.
“Os participantes foram convidados de forma voluntária, a fazer parte da exposição fotográfica. O projeto de extensão o qual esse projeto foi desenvolvido, foi criado especialmente para essa finalidade, como produção cultural. Então juntei a disciplina de Geriatria com os integrantes da inclusão digital e resultou nesse trabalho desenvolvido que atribuiu experiências, relatos e momentos marcantes”, disse.
O projeto contou com 4 etapas. A inicial foi a divulgação e o convite, com a adesão de 34 integrantes (“modelos”). A segunda foi o ensaio fotográfico, onde incluiu maquiagem, lanche saudável, as fotos e entrevistas. A terceira foi a exposição das fotografias, que teve na Casa de Saúde São Carlos e no prédio sede da FAMESC. E para finalizar, a última etapa foi a entrega das fotos para cada pessoa idosa participante.
“A ideia é que as fotografias fossem como uma capa de revista, contando um pouquinho da história de cada um, por meio do olhar, das rugas do tempo. Escutei depoimentos marcantes como nascimento de filhos, netos, realizações e o poder de resiliência, muito emocionante”, completou Samuel.
Em um dia cheio de atividades, foi oferecido aos participantes do projeto, um lanche saudável. “A Drª Jaylla tem enfatizado a medicina do estilo de vida, que é baseada em 6 pilares e um deles envolve a questão da alimentação saudável e um outro, da conexão social. No dia da entrevista, pude vivenciar esses dois pilares, que é o estilo de vida e questões das conexões sociais”, enfatizou.
Outra questão importante vivenciada no projeto foi a reação dos participantes em observarem a exposição fotográfica, assim como os jovens estudantes. “Eles se emocionaram com suas fotografias estampadas na exposição. Um outro ponto relevante no projeto é de promover essa troca de experiências entre gerações, proporcionando dessa maneira uma experiência intergeracional”, observou.
As expressões faciais denotam todo o comportamento da pessoa e o projeto ‘Em Cada Olhar Uma História’ é exatamente isso. “As vezes observamos um olhar e ficamos imaginando a história daquela pessoa, o que está por trás daquela expressão. Muitas vezes as rugas não passam somente sofrimento, mas experiência de vida. Então o contexto das expressões faciais, principalmente do olhar, demonstra muito o que somos e o que fomos e talvez ainda o que seremos. É ser o espelho da alma por meio do olhar, e é o que retratamos nessa exposição”, concluiu Samuel.
Já a Coordenadora Ione Galoza ressalta o resgate e a autoestima da pessoa idosa em participar desse grandioso projeto. “Queremos oferecer aos nossos idosos mais dignidade e para eles entenderem que é muito importante e maravilhoso, o envelhecer de forma saudável e alegre. Vejo esse projeto como sendo algo muito relevante para a vida da pessoa idosa. E para que a comunidade acadêmica possa ver esse trabalho realizado, assim como a comunidade externa, dando incentivo para nossos idosos e incentivando outros para conhecer o programa UNAPI/FAMESC 60+”, frisou Ione Galoza.
_________________________________
Jornalista: Esio Bellido
Reg. nº 0036792/RJ – MTb
Comunicação Famesc
_________________________________
Bastidores da exposição:
Professora titular da disciplina de Geriatria do curso de Medicina da FAMESC, Drª Jaylla Raeli e a Coordenadora do Núcleo da Cidadania, Profª. Ione Galoza.